Pagar a viagem antecipadamente ou parcelar: qual a melhor opção?

0
61

Você gosta de viajar, explorar um lugar novo e se divertir? Na hora de comprar um pacote de viagem, qual é a melhor opção: pagar à vista ou parcelado?

A resposta depende de vários fatores, incluindo a educação financeira de cada um. Gastar dinheiro apenas para mostrar a outras pessoas, não é uma decisão consciente.  

Viajando com a consciência tranquila 

Viajar é uma das coisas mais prazerosas da vida, principalmente se for com a família. 

Pagar a viagem antes ou parcelar o valor, depende muito de cada família e de cada bolso. 

Independentemente da escolha, ela deve ser consciente e incluída nos gastos pessoais de cada um.

Para muitos, é melhor parcelar a viagem e guardar o dinheiro à vista para outros planos, do que gastar tudo de uma vez. 

Outros preferem pagar à vista, ficando assim despreocupados com as parcelas da viagem depois.

Pagar à vista ou parcelado? Características de cada opção!

*Pagamento da viagem à vista: você pode negociar um preço melhor já que tem o dinheiro em mãos, mas você deve tomar cuidado para conferir os serviços contratados, o que está incluso e etc.

– O pagamento à vista também não pode descapitalizar a pessoa, deixando-a sem dinheiro para passar o mês, até o próximo salário cair na conta.

*Pagamento da viagem parcelado: é preciso incluir as parcelas da viagem no orçamento familiar mensal, a fim de não se descontrolar e ficar no vermelho.

As parcelas não devem ultrapassar 30% do orçamento mensal, e se forem feitas no cartão de crédito, deve-se conferir se as parcelas são sem juros.

Considerando que uma pessoa tem despesas fixas e variáveis todos os meses para pagar, é preciso pesar sempre na balança todos os gastos mensais – incluindo o lazer – e não passar sufoco depois. 

Dicas gerais para escolher a melhor opção

1-Se a pessoa tem dificuldades para controlar os gastos, é melhor que as compras sejam pagas à vista (principalmente se já está inadimplente).

2-Planejar o pagamento das parcelas, caso a situação financeira esteja controlada.

3-Tomar cuidado com o preço final da viagem, que inicialmente pode parecer barata, mas com o acréscimo de juros o valor ficará bem mais salgado.

4-Ter a consciência de poupar dinheiro, sabendo que ele não deve ser gasto de qualquer maneira, sem planejamento.

5-Rachar as despesas: se a viagem for feita entre a família por exemplo, que tal dividir amigavelmente as despesas do passeio? Assim não ficará pesado para ninguém no final do mês!

6-Ater-se ao orçamento mensal: muitas pessoas acabam comprometendo 100% do salário em gastos na viagem, e esquecem das despesas fixas e variáveis.

7-Defina metas: se a ideia é pagar a viagem à vista, que tal criar uma meta para esse objetivo? Faça um cofrinho, uma poupança, ou deposite mensalmente o dinheiro até completar o valor da viagem. 

Agora, basta você escolher a melhor opção que cabe no seu bolso! Considerando todos os detalhes e agindo conforme o planejado, a viagem não será um peso depois!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome